quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vai valer a pena...



Sonhar é fácil, difícil é pagar o preço pelo sonho! Em um mundo de conformismo, sonhar tem sido uma atitude de coragem... Hoje Deus me tocou para ministrar uma palavra para os “sonhadores”! Ele já soprou em minha alma o protagonista da nossa história: O jovem José!

         José foi o décimo primeiro filho de Jacó! Muitos estudiosos dizem que José era o filho predileto de Jacó, pois foi o primeiro que teve com Raquel (esposa que Jacó mais amava). O fruto desse amor gerou José, e ele crescia em graça diante de seus familiares. José tinha unção, e a unção de Deus atrai duas coisas: A unção de Deus vai atrair pessoas que vão te amar; mas vai atrair também pessoas invejosas de estar em seu lugar!

“Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.” Gn 37: 4

José era perseguido pelos seus próprios irmãos! Imagino a solidão que esse adolescente de 17 anos sentia, pois seus irmãos mais velhos simplesmente desconsideraram sua presença!

Na caminhada cristã tenho percebido que em tempos de dificuldades, Deus sempre libera uma palavra de promessa! Deus assistia o episódio e resolveu usar a linguagem dos sonhos para mostrar o que faria na história. José tem o primeiro sonho:

“Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele.” Gn 37: 7

José conta inocentemente seu sonho aos seus irmãos e o resultado é: revolta! Não é assim em nossa vida? Você já se perguntou por que é tão complicado as pessoas acreditarem em sonhos... Parece que não basta não ter sonhos, é preciso fazer com que ninguém mais acredite em sonhos. Tipo assim: Se eu não consigo sonhar, ele também não pode conseguir! O tempo passou um pouco, e o sonhador teve outro sonho:

“Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.” Gn 37:9

Dois sonhos com apenas uma revelação: Deus estava anunciando que estava preste a fazer grandes coisas na vida de José! José sonhou, mas agora estava prestes a pagar o preço pelos seus sonhos. Eu sempre digo que podemos ter sonhos em bons tempos, mas só em meio à dor que materializamos o invisível. E José pagou o preço...

Pagou o preço de ser traído por seus irmãos e jogado em uma cova funda e escura. Gn 37:18

Pagou o preço de ser vendido por seus irmãos para os Ismaelitas, José agora era um escravo. Gn 37:25

Pagou o preço de ser revendido para Potifar. Gn 37:36

Ops... E os sonhos? Deus não falou? Porque Deus vê isso em silêncio? A Cassiane tem um louvor que expressa muito bem esse momento da vida de José: Quando Ele fica em silêncio, é porque está trabalhando! José não estava vendo, mas Deus estava agindo! Movendo a história para um propósito muito maior do que a mente limitada daquele sonhador pudesse imaginar. José ESTAVA como escravo, mas NÃO ERA escravo! Deus foi com ele na casa de Potifar:

“O dono de José viu que o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia” Gn 39:3

A unção de Deus na vida de uma pessoa faz a diferença, e José é promovido de escravo para mordomo de Potifar! As coisas estavam melhorando até que a mulher de Potifar faz uma proposta indecorosa. José diz NÃO! O sonhador escolher a fidelidade ao invés da traição. Deus observa do céu! José corre da mulher, olha para o céu e diz: Deus, eu não pequei! Obrigado por me ajudar! Se você no lugar de Deus abençoaria José depois dessa prova de fidelidade? José esperava que sim! A mulher do seu senhor inventa uma mentira e tira a paz do nosso sonhador, Potifar como oficial do Egito o lança na prisão... Deus ainda fica em silêncio!

Nessas horas a palavra justiça vem a nosso encontro e nos deixa perplexos. Onde está a justiça de Deus? Cadê o seu agir? José agiu corretamente, então porque foi transformado em um prisioneiro sobre a acusação de assedio sexual? Deus ainda fica em silêncio, e não responde ao sonhador! Sonhar no aconchego de seu lar sobre os cuidados de seus pais foi fácil, mas quero ver conseguir sonhar em meio a uma prisão fétida. E detalhe: Foi parar ali de maneira injusta! Quando chegava a noite José sentava em um canto e clamava: Ó Deus do meu bisavô Abraão, do meu avô Isaque e do meu pai Jacó. Por quê? As lágrimas rolavam sobre o rosto do sonhador. Deus ainda está em silêncio, mas agindo!

A prisão não pode deter a unção de José, e logo ele ocupa uma posição de destaque:

“Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia.” Gn 39:21-22

José passa seus dias na prisão lembrando do Senhor em tudo que fazia. Certo dia dois dos prisioneiros tem sonhos distintos, José interpreta os sonhos, e tudo acontece como José anunciou! O tempo passa mais um pouco, e o homem mais poderoso da terra tem um sonho que ninguém consegue interpretar. Faraó escuta falar de um prisioneiro hebreu que interpreta sonhos e o manda chamar. José é acordado pelo carcereiro que diz: “Vamos rapaz, Faraó que te ver!”. José interpreta o sonho de Faraó e sua interpretação é agradável! A unção de José faz Faraó se encantar e determinar:

E o rei lhes disse: —Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus. Gn 41:38

Pense comigo! José acorda com um prisioneiro, e dorme com o governador de todo o Egito. Com toda reverência quero conjeturar as palavras de Deus para os anjos que assistiam ao seu redor: “Não contavam com minha astúcia.” Entenderam porque precisei ficar em silêncio. Doeu mais em Mim do que nele, mas eu suportei para não “atropelar” o milagre. O sonhador ao entrar em seu novo quarto, reclina sua cabeça diante de tanta beleza e diz em meio a lágrimas: Tu és fiel Senhor!

A história de José do Egito trás uma mensagem para o nosso coração: Vai valer a pena! Eu sei que é fácil dizer isso quando tudo vai bem (que não é meu caso), mas entenda: É nos seus limites que Deus te molda para ter a plenitude de seus sonhos. E isso é muito mais amplo do que você pensa. Isso envolve as pessoas a sua volta... A realização dos sonhos de José impactou em resguardar muitas vidas a sua volta. José não sabia disso, mas Deus sim! Mas Rodrigo, o que eu faço enquanto estou no fundo do poço ou na prisão? Clame pelo Deus de Abraão, Isaque e Jacó! Evite questionar Deus em seus posicionamentos, e una-se aos seus planos. Chore quando tiver que chorar, mas não esqueça de algo: Você tem a marca da promessa de Deus! Você não é comum! Tem um mistério em seus caminhos e em tudo que você faz! Se precisar de um ombro amigo para chorar nos dias de angustia, eu estou aqui na cela ao lado, sonhando com o palácio...

Deus te abençoe....

Rodrigo Barboza de Aquino
15/11/2010

*Lidiane, eu estou na cela ao lado tah! Conte comigo irmã...
 --------------------------------------------------------------------

" Vai valer a pena" Um amigo me disse, eu acredito!!!! Ele sussurrou da cela do lado da minha....

1 comentário:

  1. Oi irmã...
    Não estou exagerando, mas esses textos: COISAS DE DEUS e VAI VALER A PENA, são totalmente complementares! Acho que de tudo que escrevi até agora, é o que mais me emocionou! Deus abençoe sua vida para que este Blog seja um referencial da Gloria de Deus e de sua intimidade com o Senhor! Conte comigo nessa caminhada... :)

    ResponderEliminar