segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Morte que gera vida!


Marcos 8
34 - E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
35 -Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perde-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36 - Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Depois de passar minutos imaginando como começar este post, decidi-me a faze-lo com uma declaração:
Jesus, obrigado por me ajudar a morrer.”
Em tempos em que a teologia da prosperidade surge como bandeira dos “eleitos”, fico a pensar nos versiculos acima. O que Jesus estava querendo dizer com “tome a sua cruz”? Vamos tentar esmiuçar este versiculos:
  • Primeira coisa que observo no versiculo 34 é que Jesus não remove nossa liberdade. Ele é bem claro ao dizer “Se alguém quiser...”, Jesus não é um ditador!
  • Logo depois Jesus dá as diretrizes sequências caso a resposta seja SIM! Negar-se a si mesmo e só depois tomar a sua cruz! Porque é impossível alguém tomar a sua cruz sem antes negar suas vontades.
  • Eu posso imaginar os olhares confuso quando Jesus chega ao versiculo 35. Afinal, se a matématica do mundo é quanto mais ganho, mais tenho. Com Deus é o contrario: Quanto mais perco (em favor do reino), mas eu tenho.
  • E por final Jesus faz um questionamento no versiculo 36. Ele indaga se há algum proveito em ganhar tudo a sua volta, e perder o que está dentro de você!

Jesus não era hipócrita! Ele não só falou, como vivenciou a cruz. Decidiu morrer para gerar vida... Mudou o sistema! Séculos se passaram e parece que a mensagem da cruz não é muito atrativa para a maioria. Transformaram a “benção” no grande bezerro de ouro da minha geração. Encurralam Deus com orações poéticas, jejuns extremistas e uma adoração extravagantemente interesseira em busca da benção. Pegam suas capas de “santidade” e soltam gritos de glória e aleluias... Usam máscaras decoradas! É por essa razão é que de vez em quanto surge “escândalos” no meio evangélico. Deus faz a máscara cair por muito amar o ser humano, afinal, máscaras não sobem para a eternidade.

Fica o apelo aos meus amigos leitores do Blog! É a hora de pensar na cruz como companheira de caminhada. Deixar-se ser crucificado por esse mundo perdido e sentir as dores dos cravos. Seu sangue vai jorrar e possivelmente irá sussurrar: “Deus, porque me desamparastes?”. Se seguirmos Jesus com nossa cruz, certamente seguiremos Ele em sua ressurreição. A morte gerará a vida, e uma vida abundante.
Graça e Paz

Rodrigo Barboza de Aquino
28/01/2011



NÃO EXISTE EVANGELHO SEM A CRUZ!
NÃO EXISTE VIDA CRISTÃ SEM A CRUZ!

1 comentário:

  1. Gostei muiito, Que Deus toque muiitas vidas atravéz desse blog... que o Senhor os abençõe!

    ResponderEliminar